quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O Clube de Leitura - LIVROS









Esta foi uma sessão especial, com palavras, convidados, muito riso e literatura. Onde o tempo acelerou, fugiu-nos das mãos e da voz... muito em tão pouco...excedemo-nos mas valeu a pena.
Para o ano há mais!


Porque de livros se tratava, a Carmen falou dos seus livros

POIESIS vol. III, Editorial Minerva, ano 2000 / INTEMPORAL, Editorial Minerva, ano 2006 / SER - sobreviver em ruptura, WAF, junho 2009 / Antologia WAF, dezembro 2009 / Afonso e Roma às avessas, Edições Alfarroba, março 2012

LeItUrA dE pErNaS pArA o Ar

A Luísa deliciou-nos com a leitura de uma redacção da Guidinha

Luísa



Tretas tretas tretas a mim é que não me levam mais era o que faltava ou um ou outro é um aldrabão disseram-me que o pai natal descia pela chaminé e eu acendi o fogão para lhe queimar o rabo para ele dar um grito para eu o ver e nicles quem ficou com o rabo a arder fui eu que levei bumba no toutiço por ter gasto gás é só para ver como as coisas são disseram-me que ele trazia presentes do céu e o que ele me trouxe foi uma camisola que eu vi numa montra duma loja em saldo com o preço e tudo isto quer dizer que o Céu fica na Rua dos Fanqueiros ou que me aldrabaram por eu ser criança é o que eu digo mentem à gente mal a gente nasce e depois queixam-se de que a gente em grande queira ir para a política (...) outra porcaria que me fez o pai natal foi dizer ao meu pai que este ano os presentes eram fracotes por causa da crise que há no Céu mas então se aquilo é igual à Terra para que é que lhe chamam Céu anda a gente a privar-se de coisas para ir para o Céu e chega lá e bumba aquilo é como a Graça ou como o Areeiro eu é que não vou nisso e se as coisas não mudam para o ano faço de conta que não sei da crise e mando uma reclamação para o deputado que me representa na assembleia e o pai natal vai ver como é que as moscas picam para aprender a ser profissional a valer que isto dum pai natal amador não interessa a ninguém e muito menos a esta vossa GUIDINHA que não está cá por ver andar os outros

(O texto lido foi igualmente divertido - Entre 1969 e 1980, Luís Sttau Monteiro (1926-1993) publicou as suas célebres «Redacções da Guidinha», primeiro no suplemento A Mosca do Diário de Lisboa, depois em O Jornal. Com um estilo e um tipo de humor absolutamente originais, os seus textos eram tentativas permanentes de fintas à Censura.)



LiVrO dO DiA



Ao Luís coube-lhe trazer o livro do dia - e, foi mesmo, porque a duplicidade assim o fez.



Luís
Era uma vez um rei que fez promessa de levantar convento em Mafra. Era uma vez a gente que construiu esse convento. Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes. Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido.

E, porque o tema foi LiVrOs, tivemos a presença de um convidado especial, que nos falou de lIvRoS, edições, editoras, autores, ilustradores e outras coisas tais. Agradecemos a participação e partilha.



Andreia Varela

Alfarroba Edições

"o livro é um objecto emocional"

"a Alfarroba surgiu duma ideia de 3 pessoas que gostavam de livros"

"estamos sediados em Alcochete"

"protocolo com a Câmara Municipal do Montijo"

"há escritores que são autores, mas nem todos os autores são escritores"



Leituras Individuais


Agostinha




Perpétua




Sara




Fernanda Azevedo




Graciete





Helena




Márcia


Vanessa



Fernanda



Nuno



Adília



Anabela



António


Teresa



Luísa







Sem vontade de ir embora porque o tempo voou, as palavras dançaram nas vozes de todos e muitas ficaram suspensas... 
E, porque o tempo é de partilha, todos trocaram presentes de natal... e, que presentes seriam?

Esta é a opinião da Márcia perante a dificuldade que se colocou quando confrontada com a escolha de um livro seu para DoAr no Clube.




E, porque dar custa "um pouquinho só" vejam o pequeno vídeo.


 A Cidade dos Poços


Sem comentários:

Enviar um comentário