quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O clube de leitura - HONESTIDADE

O Silêncio que Transcende as Palavras

Há uma altura na vida do paciente em que a dor cessa, em que a mente entra num estado onírico, em que a necessidade de alimentos se torna mínima e em que a consciência quase desaparece na escuridão. É a altura em que os familiares andam de um lado para o outro nos corredores do hospital, atormentados pela espera, sem saber se devem sair para cuidar dos vivos ou ficar por perto no momento da morte. 
(...)
É a altura para a terapia do silêncio com o paciente, e para manifestar disponibilidade aos familiares.
Ser terapeuta de um paciente terminal faz-nos ter consciência da singularidade de cada indivíduo neste vasto mar da humanidade. Lembra-nos da nossa natureza finita, no nosso tempo de vida limitado. Poucos somos os que vivemos mais de setenta anos e, ainda assim, neste período de tempo tão breve, a maioria de nós cria e vive uma biografia única e entrelaça a sua vida no tecido da história humana.

Acolher a morte (On Death and Dying), Elisabeth Kübler-Ross

Texto de abertura por Carmen Ezequiel - A honestidade em fim de vida

LIVRO DO DIA


Márcia

LIVRO DO DIA




















Aqui fica o link que acede ao seu blogue Planeta Márcia, onde nos seduz para a leitura deste romance, com um texto da sua autoria.

Planeta Márcia 



LeItUrA de PeRnAs para o aR




Agostinha
 


A Agostinha trouxe-nos uma crónica de António Lobo Antunes.
Aqui fica o texto integral.

A Propósito de Ti

"Somos felizes. Acabámos de pagar a casa em Outubro, fechámos a marquise, substituímos a alcatifa por tacos, nenhum de nós foi despedido, as prestações do Opel estão no fim. Somos felizes: preferimos a mesma novela, nunca discutimos por causa do comando, quando compras a «TV Guia» sublinhas a encarnado os programas que me interessam, lembras-te sempre da hora daquela série policial que eu gosto tanto, com o preto cheio de anéis a dar cabo dos Italianos da Máfia.
Somos felizes: aos domingos vamos ao Feijó visitar a tua mãe, ficas a conversar com ela na cozinha e eu passeio com o Indiano, filho de uma senhora que mora lá no pátio; assistimos ao básquete dos sobrinhos dele no pavilhão polivalente, comemos uma salada de polvo no café durante os resumos do futebol, e voltamos para Almada à noite, com o jantar que atua mãe nos deu numa marmita embrulhada no «Record», a tempo de assistir às perguntas sobre «factos e personalidades» do concurso em que a apresentadora se parece com a tua prima Beatriz, a que montou um pronto-a-vestir no centro comercial do Prior Velho.
Somos felizes. A prova de que somos felizes é que comprámos o cão no mês passado e foi por causa do cão que tirámos a alcatifa, que as unhas do animalzinho rasparam de tal forma que já se notava o cimento do construtor por baixo. Andamos a ensiná-lo a não estragar as cortinas, pusemos-lhe uma coleira contra as pulgas depois de uma semana inteira a coçarmo-nos sem entender porquê, passados dois dias o Fernando começou a coçar-se também e a acusar-me de cheirar a cachorro e levar pulgas para a repartição, o chefe avisou-me do fundo
- Veja-me lá isso, Antunes
de modo que pus também uma coleira contra as pulgas debaixo da camisa e o Dionísio, espantado
- Deste em cónego ou quê?
E eu, envergonhado, a abotoar o colarinho
- É uma coisa chinesa para o reumatismo, a Jóia Magnética Vitafor é uma porcaria ao pé disto e como nas Finanças se respeitam o reumatismo e as coisas chinesas, nunca mais me maçaram.
Às segundas, quartas e sextas sou eu que vou lá abaixo levar o cão a fazer chichi contra a palmeira, às terças, quintas e sábados é a tua vez, e o que não vai lá abaixo fica à janela a olhar o bichinho a cheirar os pneus dos automóveis, com um ar sério de quem resolve problemas de palavras cruzadas que os cães têm sempre que farejam postes e Unos.
Somos felizes. Por isso não me preocupei no Sábado com o animal, muito entretido na praceta, e tu atrás dele, de trela enrolada na mão, sem olhares para cima nem dizeres adeus, a nadares devagarinho até desapareceres na travessa para a estação dos barcos. Foi anteontem. Às onze horas tirei o cozido do forno e comi sozinho. Ontem também. Hoje também. Não levaste roupa, nem pinturas, nem a fotografia do teu pai, nada.
Ainda há bocadinho acabei de gravar o episódio da novela para ti. A tua mãe telefonou, a saber porque é que não fomos ao Feijó, e eu disse-lhe que daqui a nada lhe ligavas. Porque tenho a certeza de que tu não te foste embora, visto sermos felizes. Tão felizes que um dia destes vou comprar um micro-ondas para, se chegares a casa, teres a comida quente à tua espera."


Luís


O Luís leu um conto de Hans Christian Andersen:



A Princesa e a Ervilha







Adília



Uma maravilhosa fábula para refletir.


Sara

A Sara trouxe-nos vários textos sobre o tema, os quais formaram a Honestidade Intelectual.



Honestidade intelectual
  

A honestidade intelectual é uma atitude que significa, de modo geral, a honestidade na aquisição, na análise e na transmissão de ideias.
Uma pessoa honesta intelectualmente:
  • Não exagera a força dos seus argumentos, reconhecendo que não há argumentos perfeitos. Quaisquer que estes sejam têm, geralmente, também alguns pontos fracos;
  • Demonstra a disposição de aceitar a existência de teses diferentes ou opostas à sua, também justificáveis racionalmente; embora uma pessoa possa pensar que a sua tese é melhor do que a dos outros, é necessário reconhecer que outras teses são possíveis e dignas de discussão;
  • Demonstra a disposição de aceitar discutir as suas próprias teses, os seus pressupostos e os seus princípios; se uma pessoa não aceita discutir a sua própria perspetiva, não tem o direito de exigir que a do outro seja discutida;
  • Admite as possíveis fraquezas apontadas pelos outros; se a pessoa não é capaz de aceitar a existência de eventuais pontos fracos na sua argumentação, então não quer realmente debater o assunto em questão: quer somente impor ao outro a sua tese;
  • Aceita a possibilidade de estar errada; 
  • Reconhece quando um argumento ou uma crítica do outro fazem sentido e são oportunos; se a pessoa não consegue aceitar quando o outro apresenta um bom argumento ou uma crítica procedente, mostra que não está preparada para um debate sério;
  • Aceita as consequências das teses que defende até à última instância e com rigor; 
  • Não simplifica, não distorce, nem ridiculariza o argumento do outro; 
  • Cita fontes e respeita a propriedade intelectual;
  • E, principalmente, argumenta contra a tese ou o argumento do outro, mas não contra a pessoa do outro!


Reescrito e adaptado por Sara Loureiro, a partir do texto “A honestidade intelectual e a filosofia”, publicado em http://oficinadefilosofia.wordpress.com





As Farpas

O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte: o país está perdido!”
Eça de Queiroz


Vaticano: Papa pede honestidade e integridade aos políticos

Pedro Passos Coelho - Vendedor de automóveis

Maria Perpétua

de Luís Vaz de Camões, in Sonetos



Lágrimas de Honesta Piedade e Imortal Contentamento
Amor, que o gesto humano na alma escreve,
Vivas faíscas me mostrou um dia,
Donde um puro cristal se derretia
Por entre vivas rosas a alva neve.

A vista, que em si mesma não se atreve,
Por se certificar do que ali via,
Foi convertida em fonte, que fazia
A dor ao sofrimento doce e leve.

Jura Amor, que brandura de vontade
Causa o primeiro efeito; o pensamento
Endoidece, se cuida que é verdade.

Olhai como Amor gera, em um momento,
De lágrimas de honesta piedade
Lágrimas de imortal contentamento.



Vanessa



Manifesto Anti Dantas – Almada Negreiros (Adaptação)

Basta pum basta!!!

Uma geração que consente deixar-se representar por um Dantas é uma geração que nunca o foi. É um coio d'indigentes, d'indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!

Abaixo a geração!

Morra o Dantas, morra! Pim!

Uma geração com um Dantas a cavalo é um burro impotente!

Uma geração com um Dantas ao leme é uma canoa em seco!

O Dantas é um cigano!  O Dantas é meio cigano!

O Dantas saberá gramática, saberá sintaxe, saberá medicina, saberá fazer ceias pra cardeais, saberá tudo menos escrever que é a única coisa que ele faz!

O Dantas pesca tanto de poesia que até faz sonetos com ligas de duquesas!

O Dantas é um habilidoso!

O Dantas veste-se mal!

O Dantas usa ceroulas de malha!

O Dantas especula e inocula os concubinos!

O Dantas é Dantas!

O Dantas é Júlio!

Morra o Dantas, morra! Pim!

O Dantas fez uma soror Mariana que tanto o podia ser como a soror Inês ou a Inês de Castro, ou a Leonor Teles, ou o Mestre d'Avis, ou a Dona Constança, ou a Nau Catrineta, ou a Maria Rapaz!

E o Dantas teve claque! E o Dantas teve palmas! E o Dantas agradeceu!

O Dantas é um ciganão!

Não é preciso ir pró Rossio pra se ser pantomineiro, basta ser-se pantomineiro!

Não é preciso disfarçar-se pra se ser salteador, basta escrever como o Dantas! Basta não ter escrúpulos nem morais, nem artísticos, nem humanos! Basta andar com as modas, com as políticas e com as opiniões! Basta usar o tal sorrisinho, basta ser muito delicado, e usar coco e olhos meigos! Basta ser Judas! Basta ser Dantas!

Morra o Dantas, morra! Pim!

O Dantas nasceu para provar que nem todos os que escrevem sabem escrever!

O Dantas é um autómato que deita pra fora o que a gente já sabe o que vai sair... Mas é preciso deitar dinheiro!

O Dantas é um soneto dele-próprio!

O Dantas em génio nem chega a pólvora seca e em talento é pim-pam-pum.

O Dantas nu é horroroso!

O Dantas cheira mal da boca!

Morra o Dantas, morra! Pim!

O Dantas é o escárnio da consciência!

Se o Dantas é português eu quero ser espanhol!

O Dantas é a vergonha da intelectualidade portuguesa!

O Dantas é a meta da decadência mental!

E ainda há quem não core quando diz admirar o Dantas!

E ainda há quem lhe estenda a mão! E quem lhe lave a roupa!

E quem tenha dó do Dantas!

E ainda há quem duvide que o Dantas não vale nada, e que não sabe nada, e que nem é inteligente, nem decente, nem zero!


Continue o senhor Dantas a escrever assim que há-de ganhar muito com o Alcufurado e há-de ver que ainda apanha uma estátua de prata por um ourives do Porto, e uma exposição das maquetes pró seu monumento erecto por subscrição nacional do "Século" a favor dos feridos da guerra, e a Praça de Camões mudada em Praça Dr. Júlio Dantas, e com festas da cidade plos aniversários, e sabonetes em conta "Júlio Dantas" e pasta Dantas prós dentes, e graxa Dantas prás botas e Niveína Dantas, e comprimidos Dantas, e autoclismos Dantas e Dantas, Dantas, Dantas, Dantas... E limonadas Dantas- Magnésia.

E fique sabendo o Dantas que se um dia houver justiça em Portugal todo o mundo saberá que o autor de Os Lusíadas é o Dantas que num rasgo memorável de modéstia só consentiu a glória do seu pseudónimo Camões.

E fique sabendo o Dantas que se todos fossem como eu, haveria tais munições de manguitos que levariam dois séculos a gastar.

Mas julgais que nisto se resume literatura portuguesa? Não Mil vezes não!

Temos, além disto o Chianca que já fez rimas prá Aljubarrota que deixou de ser a derrota dos Castelhanos pra ser a derrota do Chianca.


Morra o Dantas, morra! Pim!

Portugal que ... conseguiu a classificação do país mas atrasado da Europa e de todo o Mundo! O país mais selvagem de todas as Áfricas! O exílio dos degredados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos! Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!

Morra o Dantas, morra! Pim!





A Márcia leu-nos um excerto do livro
Dali e Eu - Uma História Surreal
(aqui fica a sinopse)


Márcia
Durante mais de uma década, Stan Lauryssens amealhou uma fortuna na qualidade de negociante de obras de Salvador Dalí. Os quadros que vendia eram de proveniência duvidosa, mas em breve Stan descobriria que a mais duvidosa de todas era o próprio Dali. À medida que os anos passavam e ele se aproximava do círculo íntimo do pintor, os bastidores de um mundo onde comércio e conspiração andam lado a lado eram-lhe revelados - assim como os segredos que permitiam a Dalí manter o seu extravagante estilo de vida muito depois de a sua criatividade ter começado a esmorecer…




Graciete






Da voz da Graciete vieram as palavras do livro
A Primeira Esposa, de Françoise Chandernagor.

















No final, e na voz de António Aleixo
as emoções sentimos,
as que eram e não eram,
as fingidas ou fugidas,
aquelas que nos deram
a todos muita alegria.











Quando não tenhas à mão
MEDOOutro livro mais distinto,
Lê estes versos que são
Filhos das mágoas que sinto.


Sei que pareço um ladrão…
RAIVAMas há muitos que eu conheço
Que, sem parecer o que são,
São aquilo que eu pareço.


Sou humilde, sou modesto;
Mas, entre gente ilustrada,
ALEGRIATalvez me digam que eu presto,
Porque não presto pra nada.


TRISTEZAMEDOEu não tenho vistas largas,
Nem grande sabedoria,
Mas dão-me as horas amargas
Lições de filosofia.
 

Tu não tens valor nenhum,
Andas debaixo dos pés,
AGRESSIVIDADEAté que apareça algum
Doutor que diga quem és.

Lê-se um livro com carinho
AFLIÇÃOE, ao deixá-lo, a visão passa;
E ninguém segue o caminho
Que a moral dos livros traça.


Nem as orações sublimes,
Nem as palavras suaves,
AMOR
Alcançam perdão p’ros crimes,
Quando eles são crimes graves.


Não odiemos aqueles
CONFUSÃOQue aplaudem quem nos condena;
Tenhamos só pena deles
Porque são dignos de pena.


Goza mais um desgraçado
HUMORNum dia de felicidade,
Do que qualquer abastado
Gozando uma eternidade.


Há também meninos fúteis
Que pregam moralidade,
INVEJAQuando, a meu ver, os mais úteis
Não têm futilidade.

Há tão pouca coisa boa,
EGOÍSMOTanta má por boa escrita,
Que quando o bem se apregoa
Quase ninguém acredita.


É tão engraçada a vida…
ORGULHOSem que a gente a veja assim,
Volta ao ponto da partida,
Quando está perto do fim.


 

1 comentário:

  1. O trecho lido de "Acolher a Morte" suscitou a minha curiosidade. Apesar do tema pesado parece ser um livro interessante. Não achei a "Honestidade" um tema fácil mas este texto foi muito bem escolhido.
    Obrigada pela divulgação ao meu blogue.

    ResponderEliminar